• Marcos Cabral

Cimento Queimado X Micro Cimento

A textura chamada popularmente de cimento queimado, vem se difundindo cada vez mais nas obras e reformas no Brasil e pelo mundo. Por ter um acabamento moderno e de alta durabilidade e saindo um pouco do cotidiano da pintura, esse efeito vem caindo cada vez mais no gosto de clientes mais exigentes e de gosto mais refinado.


Mas o que vem a ser o cimento queimado?

Aqui no Brasil algumas pessoas chamam de cimento queimado com uma técnica de piso de cimento que era feita antigamente também chamada de cimento queimado pois em sua composição cimentícia é pulverizado cimento comum e apesar do resultado ser bem parecido, sinceramente não sei porque, mas chamam isso de "queima do cimento", mas também é conhecido hoje em dia como micro cimento, forma como é chamado o piso de cimento queimado no continente europeu.


Outros chamam de cimento queimado os concretos pré-moldados usados muito no metrô e monotrilho de São Paulo, porque em sua finalização se parecem e muito com o efeito cimento queimado.

Então vamos conhecer um pouco dos 2 modelos.


Cimento Queimado

O Cimento Queimado é um revestimento mono componente de origem Europeia, de alta flexibilidade. Composto por elementos capazes de proporcionar aderência em inúmeras superfícies internas e externas como fachadas, pisos, paredes e forros, escadas, bancos, lareiras, churrasqueiras, objetos decorativos, drywall e muitos outros. O cimento queimado é uma boa opção para obras rápidas, silenciosas e com pouca produção de entulho.


Principais Características:

- Produto polimérico, mono componente, hidrorepelente, flexível e de alta resistência.

- Pode ser aplicado em varias superfícies sem a necessidade de remover o anterior.

- Pode ser pigmentado, ou seja pode se escolher entre varias cores.]

- Pode ser aplicado em área interna e externa.

- Pode ser aplicado em área seca, úmida e molhada.

- Tem um acabamento mais uniforme e moderno

- Tem espessura media de 3mm a 5mm

- Geralmente não se faz necessário a remoção do substrato existente,

- Aplicação e secagem rápida, sendo uma obra limpa.

- Não requer junta de dilatação, tornando-se um piso sem emendas.

- Requer mão de obra especializada.















Micro Cimento

O micro cimento é um revestimento bi componente já usado na construção civil muito tempo. Composto por basicamente cimento, agua e areia elementos capazes de proporcionar uma ótima aderência em pisos internos e externos.


Principais Características:

- Produto bi componente de alta resistência.

- Pode ser pigmentado com pó xadrez mas suas cores são limitadas e geralmente fica a com a cor divergente dependendo da aplicação.

- Pode ser aplicado em área interna e externa.

- Pode ser aplicado em área seca e úmida (não aconselhável para área molhada).

- O acabamento é mais rústico

- Tem espessura media de 1,5cm a 3cm

- Nem sempre pode ser sobreposto a outros pisos, somente aqueles bem firmes que proporcionem estabilidade,

- Aplicação e secagem é mais demorada e a secagem completa pode chegar a 28 dias

- A cima de 4 m², requer junta de dilatação.

- Requer mão de obra especializada.



Direto ao ponto

A principal diferença entre o cimento queimado e o micro cimento (apesar de ser bastante semelhantes) é que o cimento queimado pode ser usado na parede, no chão e no teto, Já o micro cimento só pode ser feito no chão e dependendo da metragem há necessidade de se fazer a junta de dilatação.


Para um acabamento mais fino, deve-se lixar a superfície antes da aplicação do impermeabilizante. Além disso, é importante utilizar um produto para proteger a superfície e garantir a durabilidade do seu piso de cimento queimado ou micro cimento, sendo que muitas pessoas utilizam ceras ou resinas para este fim. No entretanto, deve-se tomar cuidado com a escolha do produto, pois ele pode alterar a cor do resultado, ou até mesmo manchar o cimento e danificar o efeito do piso além de ocasionar problemas futuros

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo