top of page

Cimento Queimado X Microcimento

Atualizado: 10 de mai. de 2023

A textura chamada popularmente de cimento queimado, vem se difundindo cada vez mais nas obras e reformas no Brasil e pelo mundo. Por ter um acabamento moderno e de alta durabilidade e saindo um pouco do cotidiano da pintura, esse efeito vem caindo cada vez mais no gosto de clientes mais exigentes e de gosto mais refinado.


Mas o que vem a ser o cimento queimado?

Antigamente para se ter um efeito de cimento queimado, usava-se o cimento normal pulverizando o cimento em cima do contrapiso e depois com a desempenadeira se fazia a "queima" do cimento. Hoje em dia temos produtos ja prontos para aplicação que são os monocomponentes e os bicomponentes que precisam ser misturados antes da aplicação.

Método Antigo


Cimento Queimado

O Cimento Queimado é um revestimento que pode ser monocomponente ou bicomponente de alta flexibilidade. Composto por elementos capazes de proporcionar aderência em algumas superfícies (devidamente preparadas e niveladas) internas e externas como fachadas, pisos, paredes e forros, escadas, bancos, lareiras, drywall e outros.


Direto ao Ponto! O que os vendedores e as pessoas chamam de microcimento é justamente aquele pó cinza que vem junto com o kit de preparo (a resina + o pó de cimento queimado) para se fazer a massa de cimento queimado na hora. Mas o resultado final tanto da massa pronta (monocomponente) e a massa que não vem pronta (bicomponente) é o mesmo!


Principais características do cimento queimado:

- Produto polimérico, mono componente, hidrorepelente, flexível e de alta resistência.

- Pode ser aplicado em varias superfícies sem a necessidade de remover o anterior.

- Pode ser pigmentado, ou seja pode se escolher entre varias cores.]

- Pode ser aplicado em área interna e externa.

- Pode ser aplicado em área seca, úmida e molhada.

- Tem um acabamento mais uniforme e moderno

- Tem espessura media de 3mm a 5mm

- Geralmente não se faz necessário a remoção do substrato existente,

- Aplicação e secagem rápida, sendo uma obra limpa.

- Não requer junta de dilatação, tornando-se um piso sem emendas.

- Requer mão de obra especializada.


O cimento queimado é uma boa opção para obras rápidas, silenciosas e com pouca produção de entulho.

Lembrando sempre que antes de qualquer aplicação de cimento queimado é necessário fazer a preparação da superfície para receber o produto.

Nessa preparação, dependendo do local a ser aplicado o cimento queimado faz-se necessário o uso de alguns produtos com: Selador acrílico, massa acrílica, resina acrílica, massa de nivelamento, primer, decapante e outros. Sempre respeitando o tempo de secagem entre demãos e secagem final.

Lembrando que qualquer tipo de patologia tem que ser tratada antes da preparação da superfície.

Para um acabamento mais fino, deve-se lixar a superfície antes da aplicação do impermeabilizante. Além disso, é importante utilizar um produto para proteger a superfície e garantir a durabilidade do seu piso de cimento queimado, sendo que muitas pessoas utilizam ceras ou resinas para este fim. No entanto, deve-se tomar cuidado com a escolha do produto, pois ele pode alterar a cor no resultado final ou até mesmo manchar e danificar o efeito, além de ocasionar problemas futuros.


Mas voltando as diferenças entre o cimento queimado, então porque existem esses dois tipos de cimento queimado, sendo um monocomponente e outro bicomponente (microcimento). A resposta é simples... mas isso é matéria para outros post.....


Se ainda restou alguma dúvida, clique aqui e fale conosco!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page