top of page

Piso Laminado X Piso Vinílico

Atualizado: 8 de dez. de 2021

Qual o melhor? Dicas para você não errar na hora de escolher!

Piso Vinílico

O que você acha de a sua residência poder ganhar um piso bonito e em prazo recorde, para que você possa usá-lo o quanto antes? Gostou da ideia?


A instalação de ambos é rápida, porém existem algumas diferenças entre eles que você precisa saber.


1. Saiba de quais materiais eles são feitos


O piso vinílico é composto por PVC, ou seja, cloreto de vinila. Esse material é aglutinado em mantas, réguas ou placas. O piso vinilico é instalado por meio de cola, que não possui cheiro.


O piso laminado é feito com materiais que são derivados da madeira, como, por exemplo o aglomerado e o painel de madeira de alta densidade. A parte superior do piso laminado, que é a que pisamos, ganha a estampa decorativa. Esse material é disponibilizado para o público consumidor em réguas que podem ser instaladas tanto na diagonal quanto retas. O piso laminado é instalado por meio de encaixe e a cola, que não possui cheiro.


2. Identifique as vantagens de cada tipo de piso


Piso Vinílico: Entre as vantagens podemos citar a redução do ruído dos passos e ainda deixa o ambiente com a temperatura interna agradável ajudando na conservação do clima. A resina de poliuretano que o protege evita manchas e não retém partículas. Além disso piso vinilico é mais resistente a agua e pode ser instalado em áreas úmidas como cozinhas. Também podem ser lisos ou texturizados imitando a madeira.


Piso laminado: Não necessita aguardar a secagem da cola, tanto que no dia seguinte a sua rotina em casa já pode ser restabelecida. Caso você esteja de mudança, ele é reaproveitável (dependendo do tamanho do ambiente) e pode ser desmontado e levado junto com a sua mudança. O piso laminado também é antirruído, pois recebe uma manta de proteção que ajuda a abafar o som do contato dos pés com a sua superfície. A durabilidade do piso laminado é outra vantagem que podemos destacar, pois é de aproximadamente quinze anos.


3. Quanto a durabilidade


Esse é um ponto muito importante e pouco observado na hora de comprar o piso pois existem algumas identificações dadas pelo fabricante quando ao trafego que poder ser intenso ou moderado. Isso influi diretamente na durabilidade do seu piso seja ele vinilico ou laminado. Alem disso o piso laminado dura um pouco mais do que o piso vinilico.


4. Atente-se às desvantagens de cada um


Apesar de o piso vinílico ser bem resistente às manchas, o mesmo não podemos dizer em relação aos riscos, principalmente se a abrasão for grande. Mover um eletrodoméstico ou móvel em cima dele sem o auxílio de rodízios pode deixar uma marca bem feia. Outra desvantagem do piso vinílico é que a cor do acabamento dele desbota mais facilmente com a interferência do sol.


Agora vamos falar sobre as desvantagens do piso laminado. Ele é um bom propagador de sons, principalmente se você não fizer a instalação da manta acústica no contra piso. Esse tipo de piso não é recomendado para quem tem animais de estimação, pois eles acabam escorregando com frequência. O piso laminado também não é resistente a agua, tanto é que a recomendação é secar imediatamente todo e qualquer líquido que seja derramado em sua superfície. Para evitar arranhões na superfície desse tipo de piso, use e abuse dos feltros nos pés dos móveis e dos rodízios.


5. Diferencie a instalação entre o vinílico e o laminado


O piso vinílico só pode ser instalado em um contra piso que esteja seco, limpo e extremamente nivelado, caso contrário, ele não vai ficar legal. Após nivelar o piso da sua residência, o piso vinílico é colado ou encaixado — é necessário esperar que ele seque. Se você for instalar o piso vinílico, faça sempre sobre o contra piso, pois se colocar em cima de um piso que possa apodrecer, como a madeira, você vai ter um grande problema no futuro.


A instalação do piso laminado também deve ser feita em um contra piso limpo e seco, além de nivelado. Esse tipo de piso aceita variações na nivelação do contra piso, desde que estas sejam de até 3 mm. Antes de aplicar o piso, ele recebe uma manta regularizadora, que é feita de plástico. A instalação é feita tanto por encaixe quanto por cola, deixando um espaço de dilatação entre as bordas do piso e a parede da sua casa. Isso porque, dependendo da temperatura, o piso pode se expandir ou retrair. A instalação do piso laminado é mais rápida que a do piso vinílico.


6. Manutenção de cada tipo de piso


A limpeza do piso vinílico deve ser feita com uma vassoura de pelo ou cerdas macias, aspirador de pó e seguida de um rodo com pano umedecido. A limpeza mais profunda pode levar água e sabão neutro, não esquecendo que esse tipo de piso não pode ser submerso.


Já o piso laminado pode ser limpo tanto com a vassoura de cerdas macias quanto com aspirador de pó, desde que com o bocal correto. Você pode finalizar a limpeza com um pano pouco úmido com sabão neutro ou cera para laminados. As manchas podem ser combatidas com álcool ou detergente neutro.


7. Escolha em quais ambientes instalar os pisos


Conforme citamos, os pisos não pode ser exposto ao sol intenso e no caso do piso laminado, não pode ser instalado nas áreas úmidas.


O piso laminado é mais versátil, pois além de poder ser instalado nas mesmas áreas em que o piso vinílico, ele dá um toque a mais de sofisticação. É indicado também para instalação na sala e, da mesma forma que o vinílico, O piso laminado ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante e com a temperatura correta.


257 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page