top of page

Como usar o Cimento Queimado na Decoração: Dicas e fotos para inspirar

Atualizado: 17 de mar. de 2023

Escrito por Ana Gabriela Dornellas


O cimento queimado é responsável por deixar os cômodos com um ar rústico, estiloso e elegante. Seu baixo custo comparado ao de outros revestimentos também é um fator que favorece essa escolha, popularizando o material, que é versátil e pode ser aplicado tanto no piso como nas paredes, além de poder ser colocado em cubas, banheiras, mesas, bancadas, etc. A composição feita com nada mais do que cimento, areia e água justifica o preço.


“Por ser muito versátil, prático e sempre atual, o cimento queimado pode ser usado em todos os ambientes sem exceção”, defende o arquiteto da IBD Arquitetura e Interiores Italo Priore. Por isso, sua instalação é possível tanto em áreas externas quanto no interior de dormitórios, passando por salas e banheiros. O efeito desse acabamento é de transformar qualquer ambiente em um lugar mais agradável.



Onde usar cimento queimado em casa


“É um acabamento onipresente, fica bem em todos os ambientes, não existem regras: ele pode ser aplicado em qualquer lugar, piso, parede, teto, pia, banheira, entre outros”, comenta Italo. Mas o arquiteto alerta: o morador deve tomar cuidado na hora de aplicar o cimento queimado em ambientes úmidos, pois, por ser muito liso, pode ficar escorregadio se aplicado no piso.

Além do cuidado com ambientes úmidos, também é importante considerar que esse não é um acabamento uniforme, por isso pode haver diferenciação de cores. “O cimento queimado pode ficar bem manchado e com diferença nas tonalidades, apesar dessa ser a graça do acabamento há pessoas que podem se incomodar”, pontua o profissional.


Combinando cimento queimado com a decoração

Por ter uma cor neutra e ser bem simples, o cimento queimado vai bem com qualquer tipo de decoração, desde a mais despojada até a mais clássica. O arquiteto Italo Priore dá dicas de como harmonizar o cimento em diferentes ambientes da casa ou apartamento.


Salas com cimento queimado

Na sala, pode-se usar e abusar da criatividade e imaginação, já que esse costuma ser um ambiente com muitos móveis em sua composição. Se o cimento estiver na parede da televisão, usar um rack bem colorido ou de madeira completa a decoração. Já para o mobiliário, as cores fortes também têm vez: laranja, azul e verde são cores que dão um contraste bem interessante com o cimento.




Para moradores mais conservadores ou de estilo mais clássico, a sala pode ser trabalhada em cores neutras, utilizando branco, preto e cinza nos móveis com maior destaque e deixando as cores mais fortes em detalhes como vasos, bandejas e quadros, por exemplo.


Quartos com cimento queimado

Se o morador for utilizar o cimento queimado no quarto, é melhor que opte por aplicá-lo nas paredes, pois o piso com esse tipo de revestimento pode deixar o ambiente muito frio, atrapalhando a sensação de aconchego que o cômodo pede. Quando aplicado nas paredes, pode ser feito de diferentes formas: em uma parede só ou em todas, depende do gosto do morador. O mais interessante nesse ambiente é brincar com quadros e cores.





Aplicar o cimento na parede da cabeceira traz charme e elegância, ainda mais quando composto com imagens, frases e detalhes decorativos, fazer um composê com papel de parede é uma outra opção que também deixa o ambiente lindo.


Cozinhas com cimento queimado

Em cozinhas, o cimento pode ser utilizado tanto no piso como nas paredes. O legal desse acabamento é que, por ter uma cor neutra, podemos usá-lo com qualquer cor que imaginarmos. Uma pia em pedra colorida, por exemplo, fica descoladas quando combinada com o cimento queimado.





É bem comum que o revestimento seja combinado com ladrilhos hidráulicos, o que dá um toque bem bacana e charmoso ao ambiente.


Banheiros com cimento queimado

No banheiro o único local que o arquiteto não indica a aplicação do cimento é dentro do box, por ser muito liso pode ser que não fique muito seguro. O bacana no banheiro é manter a claridade, por isso, optar por revestimentos mais claros para compor com o cimento queimado é uma boa solução.





No restante do ambiente, é permitido deixar a criatividade solta.


Áreas externas com cimento queimado

Por ser resistente à chuva e ao sol, o cimento queimado pode ser aplicado na área externa da casa sem nenhuma preocupação. Como essa parte das casas geralmente têm um apelo mais rústico, esse acabamento pode ser aplicado junto com pedras mais brutas, madeira de demolição e outros materiais ou objetos decorativos que transmitam essa sensação. Além disso, assim como na cozinha, é comum utilizar o cimento queimado com ladrilho hidráulico na área externa.


O único local em que não pode ser instalado é em bordas de piscinas, porque seria perigoso utilizá-lo em locais onde a água o deixaria escorregadio.



Vantagens e desvantagens


O arquiteto Italo Priore também elencou as vantagens e as desvantagens de aplicar o cimento queimado nos ambientes das casas. Esse tipo de avaliação pode ser bastante útil na hora de decidir se o acabamento é compatível tanto com o estilo dos moradores quanto com as necessidades e a rotina de cada lar, sendo assim, vale a pena levar os seguintes pontos em consideração:


Vantagens

  • Versatilidade;

  • Fácil manutenção e limpeza;

  • Aplicação rápida;

  • Custo baixo;

  • Efeito imponente e charmoso;

  • Pode ser de várias cores;

  • Pode ficar exposto ao sol e à chuva.

Desvantagens

  • Se for mal aplicado, pode sofrer rachaduras;

  • Pode trazer frieza ao ambiente;

  • Apesar do cimento ser barato, a mão de obra para aplicá-lo pode ser um pouco mais cara.

Apesar da composição do cimento queimado ser bem simples, sua aplicação não é tão simples como parece. “Temos que ter sempre a certeza de que o aplicador é especialista nessa técnica, pois, se mal aplicado, podem aparecer rachaduras ou ficar muito poroso”, observa o arquiteto. Para instalá-lo, precisa ser feita a mistura do cimento com a areia e a água. Essa massa é espalhada por toda a área desejada, sempre deixando o local nivelado.


O arquiteto explica o termo “queimado” dizendo que após a etapa de aplicação entra a “queima” do cimento, que nada tem a ver com fogo. Nessa etapa, polvilha-se o pó do cimento por toda a extensão da massa aplicada anteriormente e espera a massa absorver o pó. Após essa absorção, é preciso alisar o piso com uma desempenadeira. Quando estiver seco, é preciso lavar o piso com água e sabão de coco, e, se o morador quiser dar brilho no cimento queimado, é só aplicar uma resina, que, além de dar o aspecto brilhoso, serve também para preservar o cimento.




https://www.tuacasa.com.br/cimento-queimado/

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page